Pelo segundo ano consecutivo o Rio Grande do Sul enfrenta estiagem que afeta o desenvolvimento das culturas de verão como soja e milho. Até este momento, as perdas médias do milho estão em 53% enquanto as da soja estão em 16%.
Segundo o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, a região das Missões, na divisa com a Argentina, é a que mais sofre com a seca, enquanto outras estão se desenvolvendo melhores. No levantamento das cooperativas, as perdas do milho vão de 20 a 80% e as da soja vão de 0 a 40%.
A liderança destaca ainda que, no ano passado, apesar da estiagem ser maior, os produtores estavam mais capitalizados, tinham custos de produção menores e tiveram mais cobertura de seguro. Já para esta temporada, descapitalizados com as últimas perdas, com custos de produção maiores e com seguradoras mais receosas em cobrir as lavouras, a situação dos produtores é mais preocupante.
A Fecoagro, juntamente com outras entidades do setor, está em contato com as lideranças governamentais para buscar soluções que possam mitigar os problemas dos produtores gaúchos.
Fonte: Portal Seguro Rural